Configurando VPN Site-to-Site PPTP (ISA 2006)

 

Fala Galera…

Para os que me conhecem sabe com eu sou um freqüentador ativo do Fórum TechNet Brasil da Microsoft e também sabem que eu sou que estou ativíssimo no Fórum na divisão de ISA Server 2004/2006 e foi navegando nessa divisão que eu encontrei muitas pessoas com dificuldades em configurar Site-to-Site tanto com o ISA 2004/2006. Então resolvi fazer esse tutorial para ajudar o pessoal com dificuldades.

Let’s gooooooo.

Cenário.

image

 

Neste cenário a rede Matriz esta configurado com o range interno 192.168.50.x/24 e o ISA atuando como Firewall Edge.

Na filial o range interno é 192.168.20.x/24 e o ISA também atua como Firewall edge.

Tanto o ISA Matriz quanto o ISA filial estão com um link diretamente conectado há placa externa de rede com um endereço publico (IP da Internet).

Importante: É muito importante que o range da matriz e filial sejam diferentes, senão não haverá meios das duas redes se falarem.

Configurando Site-to-Site PPTP

Considerando que os ISA Servers são membros do AD, devemos adicionar o objeto de conta de computador do ISA no grupo RAS and IAS Server para o que ISA possa ler as propriedades de Discagem do objeto de conta de usuários do Domínio. 

 

Passo 1

Abra o Console do AD (executar, das.msc), vá até a OU Users, clique com o botão direito do mouse, propriedades no grupo RAS and IAS Servers.

  Site-to-Site-PPTP26

Passo 2

Vá até a guia Members, add, clique no botão tipos de objetos, marque o chebox computers e desmarque os cheqbox usuários e grupos. Click em OK.

Site-to-Site-PPTP27

Passo 3

Agora digite o nome do computador ISA, click em ok e ok novamente.

Site-to-Site-PPTP28

Passo 4

Agora abra o console do ISA Server, e click em virtual private network, depois click em Remote Sites e click em create vpn site-to-site connection. Vai abrir o Wizard

 Site-to-Site-PPTP1

Passo 5

Coloque o nome para fácil identificação, como estamos no ISA do Matriz e estamos criando uma conexão para ISA filial estou colocando o nome de Branch (filial em inglês).

Site-to-Site-PPTP2

 

Passo 6

Selecione PPTP e click em Next.

 Site-to-Site-PPTP3

Passo 7

Coloque o endereço IP publico do ISA server filial.

Dica: Você também pode colocar um nome de endereço publico como network.fazzani.com.br que resolva para o IP publico do ISA server, para isso você deve adicionar um HOST (A) no seu dns externo.

 Site-to-Site-PPTP4

Passo 8

Em user Name coloque o somente o nome do usuário “ex: MAIN” que terá privilégios de discagem no domínio da Filial, insira somente o nome do domínio “ex: fazzani” não insira o FQDN, digite a senha e confirme a senha.

Site-to-Site-PPTP5

Passo 9

Insira o Range inteiro da rede filial “192.168.20.0” até “192.168.20.255”. Um erro muito comum dos iniciante é colocar somente os endereços ip excluindo o endereço de rede 192.168.20.0 e o endereço de broadcast 192.168.20.255 se você fizer isso o ISA não entenderá que é um rede inteira e sim uma rede subdividida em varias criando varias rotas estáticas. Então fique atento e coloque todo o range da rede incluindo o endereço de rede e o broadcast.

Site-to-Site-PPTP6

Passo 10

Nessa fase o Wizard pergunta com quais redes a rede VPN Branch vai ter uma regra de relação de confiança, por padrão ele já add a rede interna e e faz um route entre as duas redes. Click em Next aceitando os padrões.

 Site-to-Site-PPTP7 

Passo 11

Aqui o Wizard pergunta quais protocolos vão poder trafegar entre as duas redes, selecione all outbound traffic e click em next.

  Site-to-Site-PPTP8

 

Passo 12

Click em OK para finalizar o Wizard

Site-to-Site-PPTP9

Passo 13

Aqui ele vai dar um alerta dizendo que os serviços do RRAS podem ser restartados pode derrubar conexões VPN ativas. Click em ok e concluir.

  Site-to-Site-PPTP10

Passo 14

Aqui o Wizard diz que devemos criar uma conta de usuário com o mesmo nome da VPN, ou seja, Branch e que está conta deve ter a permissão de dial-in liberando acesso. Click em OK

Site-to-Site-PPTP11

Passo 15

Click em Apply.

 Site-to-Site-PPTP12

Passo 16

Agora vá até o executar e digite dsa.msc, vai abrir o console do Ad.

  Site-to-Site-PPTP14 

Passo 17

Crie uma OU chamada site-to-site e dentro dessa OU crie um novo Usuário chamado como o mesmo nome da vpn site-to-site que você criou, no nosso caso é Branch, e defina marque os cheqbox abaixo.

Site-to-Site-PPTP17

Passo 18

Agora vá ate as propriedades da conta desse novo usuário e na guia Dial-IN marque Allow access. Click em OK

Site-to-Site-PPTP18

Passo 19

Agora vá até o RRAS seguindo os passos da imagem abaixo.

 Site-to-Site-PPTP19

Passo 20

Vá até propriedades da interface Branch

Site-to-Site-PPTP20

 

Passo 21

Na guia opção marque conexão persistente.

 Site-to-Site-PPTP21

 

Passo 22

Na guia rede, entre nas propriedades do TCP/IP

Site-to-Site-PPTP22

Passo 23

Click em avançar.

Site-to-Site-PPTP23

Passo 24

Na guia DNS desmarque o Cheqbox, Registrar os endereços desta conexão no DNS. Click em OK. Isso evita que o ISA registre o endereço da conexão vpn no servidor dns evitando problemas de navegação para os cliente ISA.

 Site-to-Site-PPTP24

Bom a parte do Site MAIN (Matriz) está finalizada, agora vamos para a parte da filial.

Na filial podemos seguir os mesmo passos na risca com exceção dos passos…

Passo 3 –> Adicional o nome da conta de computador do ISA filial

Passo 5 –> Nome da conexão VPN deve ser MAIN

Passo 7 –> IP do endereço publico do ISA Matriz.

Passo 8 –> Nome do Usuário é Branch que é o mesmo nome da conexão vpn e do usuário que foi criado na Matriz, o domínio também deve ser o domínio da matriz.

Passo 9 –> Deve adicionar o range de IP da Matriz.

Passo 10 –> Criar uma conta com o nome MAIN.

Agora para testar a conexão vá no Host do ISA server da Matriz, rras (já foi citado acima como faz para abrir o RRAS), interface, click em Branch com o botão direito e click em conectar, após conectado o site to site esta feito e se a conexão com a internet cair e voltar o site to site vai se restabelecer automaticamente.

 

Se não funcionou reveja todos os passos com calma, seja persistente, e esteja certo que não há nenhum firewall ou router na frente do ISA, se houver faça o redirecionamento da porta PPTP 1723 para a placa externa do ISA.

Espero que goste que tenham gostado desse artigo.

Comentários sobre o Artigo f_fazzani@hotmail.com

Agradecimentos ao meu grande amigo Luiz Fernando Dias que sempre me apoio a publicar artigos e responde Fórum do TechNet Brasil – Microsoft.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *